Dicionário inédito é lançado na Bienal


O que quer dizer denuncismo? E e-reader? Depois do Novo Acordo Ortográfico, micro-organismo leva hífen? E arqui-inimigo? E antirreligioso se escreve assim? Leem leva acento?

Oh, dúvidas cruéis!

A Editora Moderna, em parceria com o Instituto Antônio Houaiss, lança na Bienal do Livro do Rio de Janeiro* uma obra inédita da família de dicionários Houaiss, o Pequeno Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, que vai responder essas e muitas outras dúvidas dos leitores.

São mais de 32 mil verbetes, que incluem as palavras mais recentes que usamos e termos regionais de todo o Brasil, rigorosamente segundo as novas regras de acentuação, hifenização e grafia.

O Pequeno Dicionário informa, ainda, sobre:

  • separação silábica;
  • indica o plural, o feminino, o aumentativo e o diminutivo, e o plural das palavras compostas e das estrangeiras;
  • fornece sinônimos e antônimos;
  • homônimos e parônimos;
  • indica o nível de uso da acepção (se pejorativo, se grosseiro, se informal, etc.).

O vocabulário técnico e científico vem classificado por área com rubricas (biologia, informática, geografia, religião, etc.). Ainda há muita informação gramatical e modelos das conjugações verbais. Acresce a tudo isso uma enciclopédia com mais de 2.200 verbetes, além de grande número de adendos com variados quadros informativos.

Esta é a primeira versão de um dicionário Houaiss que tem um aplicativo para acesso online pela internet, com todo o conteúdo da versão impressa, disponível em 3 plataformas: Android, iOS e uma para navegadores. Ele é capaz de reconhecer palavras digitadas de maneira errada e sugere a sua grafia correta. Permite também ir de um verbete a outro apenas tocando na palavra desejada. Três tamanhos de fontes estão disponibilizados para a visualização dos verbetes.

*17ª Bienal Internacional do Livro Rio (www.bienaldolivro.com.br)
De 3 a 13 de Setembro de 2015
Local: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ)
Horários de Funcionamento: 3 de setembro: 13h às 22h e 7 de setembro (feriado): 10h às 22h. Durante a semana: 9h às 22h. Fins de semana: 10h às 22h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *